cover
Tocando Agora:

Movimentos populares e centrais sindicais convocam ato em defesa da democracia para o dia 23 de março

Movimentos populares, sociais, partidos políticos e sindicatos vão realizar no dia 23 de março manifestações em todo o país.

Movimentos populares e centrais sindicais convocam ato em defesa da democracia para o dia 23 de março
Movimentos populares e centrais sindicais convocam ato em defesa da democracia para o dia 23 de março (Foto: Reprodução)

Movimentos populares, sociais, partidos políticos e sindicatos vão realizar no dia 23 de março manifestações em todo o país. Os atos terão quatro pontos centrais: defesa da democracia, sem anistia para os golpistas, o marco de 60 anos do golpe militar e pelo fim do genocídio na Palestina. Os protestos serão organizados pela Frente Povo Sem Medo (FPSM) e Frente Brasil Popular, que se reuniram com representantes do PT, PCdoB e PSOL, além de líderes de movimentos sociais para definir a data do evento.

Embora as manifestações estejam planejadas para todas as capitais, haverá um foco especial em São Paulo e Salvador. Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), detalha as pautas de mobilização dos atos. Ele destaca que, às vésperas dos 60 anos do golpe militar, as frentes estão propondo um março de luta para que o Brasil não volte a viver ditadura militar.

“Estamos fazendo a mobilização em defesa da democracia e, a defesa da democracia, nesse momento, faz primeiro a gente denunciar o que foi a barbaridade do golpe militar de 1964, que matou, torturou e prendeu centenas de pessoas e militantes, além de ter acabado com a liberdade de expressão. E agora, infelizmente, o Brasil e setores do país voltam a defender um regime de exceção como foi a tentativa de golpe de 8 de janeiro. Os atos passam também pelo 8 de Março, que é o Dia Internacional da Luta da Mulher, uma data já história da classe trabalhadora. Passa também pelo 14 de março, que é o aniversário da morte da Marielle Franco e, por fim, culmina com o 23 de março numa jornada de mobilização com o tema dos 60 anos do golpe, ditadura nunca mais, sem anistia, punição para os golpistas e também faremos a denúncia pelo cessar-fogo e contra o genocídio da Palestina”, disse Bonfim.


Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo

Comentários (0)