Apaixonado por bicicletas: cicloativista batiza suas 'magrelas' e celebra a vida sobre duas rodas
Berg também destaca a importância da bicicleta como meio de transporte em São Paulo e compartilha dicas de como adquirir a sua bike
José Renato Berg, cicloativista e apaixonado por bicicletas, abandonou o carro e hoje coleciona histórias e "magrelas". Com seis bicicletas em sua garagem, todas batizadas com nomes de mulher, ele se prepara para receber a sétima integrante da família. "Todas têm nome de alguma mulher, né? Porque foram algumas paixões, ou foram tentativas... tem também o nome da bicicleta que é da minha mãe, né? Tinha uma Caloi 10, era Dona Rose", conta Berg.
Para o cicloativista, cada bicicleta tem uma personalidade, uma história. "Realmente tem nome para bicicleta, entendendo que a bicicleta é um ente familiar, faz parte da vida...", afirma. E vai além: "se você quer ter um casamento longo, case com alguém que anda de bike!".
Berg também destaca a importância da bicicleta como meio de transporte em São Paulo. "A bicicleta te dá a escala humana na cidade... você tem a escala do seu passo. Quando você entra dentro do carro, você perde a noção sobre essa escala humana e também perde a noção de tudo o que está, o que está de bonito e feio também ao seu redor", observa.
Para quem quer começar a usar a bicicleta como meio de transporte, o cicloativista deixa uma dica: "Tenha em vista que é um prazer pedalar... é muito importante ter uma noção técnica também, vai numa bicicletaria, compra uma bike que seja do seu tamanho... e encontra o seu ritmo. Você sofre menos e aí você vai indo sem pressa e sem pausa". Um depoimento inspirador que nos convida a repensar a relação com a cidade e a descobrir a liberdade de pedalar.
A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Temporal: uma ameaça aos povos originários do Brasil”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comentários (0)