cover
Tocando Agora:

Velocidade, Arte e Esperança: Varal Cultural em Interlagos Une Motores e Adoção de Cães

O Autódromo de Interlagos, conhecido pelo rugido potente dos motores, presenciou uma união inusitada e emocionante.

Velocidade, Arte e Esperança: Varal Cultural em Interlagos Une Motores e Adoção de Cães
Velocidade, Arte e Esperança: Varal Cultural em Interlagos Une Motores e Adoção de Cães (Foto: Reprodução)

Em meio à adrenalina da Fórmula Truck, o evento "Varal
Cultural" trouxe música, arte, empreendedorismo e, o mais importante, uma missão de esperança: encontrar lares para cães resgatados.
A iniciativa, batizada de "Adoção de Cães no Ritmo da Cultura", buscou democratizar a arte e, ao mesmo tempo, promover a causa animal. Edson Patriota, idealizador do Varal Cultural, destacou a importância de levar o evento a locais variados para criar oportunidades, especialmente para a população de baixa renda. "O Varal Cultural, ele é um evento que democratiza a arte... a gente faz evento na periferia... mas a gente também quer fazer eventos em lugares que podem ser deslocados para que as pessoas de baixa renda... tenham oportunidade," afirmou Patriota.
No coração do evento, a ONG "Vira Lata Vira Luxo" montou sua estrutura de adoção. Para Bia Caputi, presidente da ONG, a estratégia de unir a energia da cultura com a causa animal é fundamental. "A gente tenta unir a cultura, a música, a gastronomia, tudo, em prol dos animais... tudo que a gente tenta linkar com cultura, com música... ela traz pessoas com coração melhor, pessoas com vibração melhor. Fica fácil de se conectar... e os animais fluem junto com a gente," explicou Caputi.
Para garantir a segurança e o bem-estar dos animais, o processo de adoção é rigoroso. Os cães resgatados de situações de rua ou vulnerabilidade passam por exames, castração, vacinação e uma quarentena de 20 dias antes de estarem aptos a encontrar um novo lar.
Apesar do sucesso da festa, a realidade dos abrigos continua desafiadora. A ONG abriga cerca de 40 animais e mantém outros 30 em lares temporários. A maior dificuldade é conseguir famílias para os perfis que costumam ser "invisíveis" aos olhos do público: os cães de pelagem preta, os de grande porte e os idosos.
No entanto, o dia foi de celebração. "A gente trouxe dez cães e a gente está voltando sem nenhum. Só com as caixas. Graças a Deus... Dez cães foram doados para lares muito felizes," celebrou Bia Caputi.
O evento se encerrou como um dia de vitória para a cultura e a causa animal, provando que, mesmo em meio à agitação da cidade e à velocidade dos motores, sempre há espaço e coração para acolher um novo amigo.


A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Contos e mitos indígenas brasileiros!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comentários (0)