cover
Tocando Agora:

A EXPOSIÇÃO “CORpo MANIFESTO” RESSALTA A ARTE COMO MANIFESTO CONTRA O RACISMO ESTRUTURAL

A mostra celebra os 25 anos de carreira do artista premiado internacionalmente, Sergio Adriano K.

A EXPOSIÇÃO “CORpo MANIFESTO” RESSALTA A ARTE COMO MANIFESTO CONTRA O RACISMO ESTRUTURAL
A EXPOSIÇÃO “CORpo MANIFESTO” RESSALTA A ARTE COMO MANIFESTO CONTRA O RACISMO ESTRUTURAL (Foto: Reprodução)

Reportagem: Caroline Rossetto
O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a exposição “CORpo Manifesto” do artista plástico, pesquisador, artista visual e fotógrafo negro Sérgio Adriano H, que celebra 25 anos de carreira. Seus trabalhos sempre foram marcados pela resistência e pela reflexão que o artista faz ao utilizar o corpo humano como instrumento de sua arte.
A mostra tem a curadoria de Claudinei Roberto da Silva e Juliana Crispe, que tiveram o cuidado de apresentar mais de 100 obras do artista que contam a história, a luta do povo negro no Brasil e que resgata a memória dos antepassados.
Seu trabalho aborda política, racismo estrutural, além de reforçar a identidade negra para o público, incentivando a usar o corpo como forma de manifesto. A professora Gláucia Oliveira, está de férias em São Paulo e nos disse sobre o que achou da exposição:
“Estou achando muito interessante. Eu sou professora de Geografia, lá em Mato Grosso, Cuiabá. Essa exposição dialoga bastante com que a gente pretende usar em sala de aula, que é a descolonização. Tem uma área no térreo muito interessante, que ele traz essa crítica em como a História é ensinada no Brasil. Então, é muito interessante pensar através de imagens e trazer essa discussão, até para fortalecer essa presença de outras pessoas que contam a história do Brasil. É bem legal”, diz ela.
A exposição também apresenta experiências imersivas, como a performance “desCOLONIZAR CORpos” que inaugura a temporada paulistana. Sérgio tem em seu currículo mais de 220 exposições que foram contempladas internacionalmente e mais de 40 premiações, com destaque para o prêmio FAMA - Fabrica de Arte Marcos Amaro, localizada em Jundiaí.
A mostra está no Centro Cultural Banco do Brasil - Anexo - 112 - Centro Histórico de São Paulo. A entrada é gratuita e os horários de funcionamento são de Quartas-Feiras aos Domingos: Das 09h00 Às 20h00

A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Contos e mitos indígenas brasileiros!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comentários (0)