cover
Tocando Agora:

O SABOR DA CORÉIA INVADE O CENTRO CULTURAL COREANO

A exposição é baseada no fotolivro Coréia do Sul: Cores e Sabores do autor e crítico gastronômico Carlos Eduardo Oliveira

O SABOR DA CORÉIA INVADE O CENTRO CULTURAL COREANO
O SABOR DA CORÉIA INVADE O CENTRO CULTURAL COREANO (Foto: Reprodução)

Reportagem: Caroline Rossetto
A cultura sul coreana está na moda e muito presente na cultura pop. Os brasileiros abraçaram a invasão de doramas, as famosas novelas ou minisséries dramáticas de curta duração produzidas pelo país e também pelas músicas de k-pop, o pop coreano com bandas com muitos integrantes, que usam roupas coloridas e fazem coreografias virais.
E com música, cinema e séries dominando o mercado global, o Centro Cultural Coreano apresenta a exposição “Em Busca do Hamsik”, em parceria com a Editora Melhoramentos. A mostra é baseada no fotolivro “Coréia do Sul: Cores e Sabores” do autor e crítico gastronômico Carlos Eduardo Oliveira, com o objetivo de apresentar a culinária sul coreana ao público brasileiro.
O livro, contém crônicas que mostram a viagem do autor ao país, relatando todo um percurso a restaurantes, mercado, feiras, comidas de rua, doces, cafeterias, bebidas e lanches rápidos, mostrando toda a fartura dessa gastronomia milenar.
A estudante Hilary Souza Silva, esteve na exposição e nos contou sobre as suas impressões da mostra:
“Eu não tenho muito contato com a cultura coreana. Por isso que eu entrei aqui para dar uma olhada e o meu primo disse que aqui as exposições sempre mudam e tem coisas diferentes. Gostei bastante porque fala sobre a culinária da Coréia que eu acho que é muito diferente do Brasil e é muito interessante. Ainda não experimentei nenhum prato, tenho vontade de experimentar”, afirma.
O livro apresenta 18 receitas com os pratos mais populares. Na exposição, fotos com esses pratos estão dispostas nas paredes.


A assistente executiva Dalva Santos, que mora no exterior há muito tempo, aproveitou para visitar a exposição:
“Meu primeiro contato com a cultura coreana foi no exterior. Eu conheci algumas pessoas coreanas, inclusive tenho uma amiga que é coreana e através dela eu tive contato com a culinária. Apesar de não conhecer muito, os primeiros passos foram dados ali. Eu gosto de comida coreana, é muito saborosa, muito interessante e com certeza, tem muito mais que eu possa conhecer”, diz ela.
A exposição ficará em cartaz até o dia 01 de fevereiro de 2026. O Centro Cultural Coreano está localizado na Avenida Paulista, 460. Os horários de funcionamento são: de terças-feiras aos sábados: das 10h00 às 18h30 e aos domingos e feriados: das 11h00 às 17h00. A entrada é gratuita.


A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Contos e mitos indígenas brasileiros!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comentários (0)