Projeto leva kits de natal para pacientes com câncer
O trabalho da ONG Vilma Kano atendeu os pacientes do Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho.
Por: João Victor Montoza e Luiza Borgli
Um trabalho voluntário levou para pacientes que lutam contra o câncer o amor e magia do natal, em um pacotinho que acima de tudo, carregava amor e esperança para pacientes e acompanhantes do Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho.
O projeto, é organizado pela ONG Vilma Kano, e levou um kit com diversos acessórios e presentes para pacientes que estavam na recepção ou nos quartos da instituição, junto a isso, as voluntárias levavam mensagens de apoio e força para as famílias. Luciana Lima psicóloga e voluntária da ONG, conta como as ações de solidariedade podem ajudar no processo de tratamento da doença.
“Eu atendo muitos pacientes oncológicos, e esse tipo de ação traz um conforto não só para o paciente, com um bem estar de ele estar sendo visto, como também para sua família, para quem está acompanhando, como se fosse um grupo, um composto, todos unidos junto ao paciente neste momento tão difícil e desafiador”.
Além dos 200 kits entregues, os pacientes ainda puderam receber a Frida, uma robô projetada pela própria presidente da ONG, que interage com os pacientes e carrega as lembrancinhas pelo hospital, mudando o clima do ambiente e aproximando os pacientes de uma iniciativa original e criativa. Deste modo, projetos como o de Vilma, que é uma paciente metastática, buscam levar conforto para quem está nesta luta. Lucia de Oliveira, de 55 anos, está tratando de um câncer de mama, e conta como o projeto da ONG, ajuda o ânimo dos pacientes.
“Essas ONGs que vem e dá força pra gente são muito importantes porque nos animam cada vez mais, muita gente desiste no meio do caminho, mas eu não, eu vou sempre com fé em Deus, sigo em frente e vou, porque não é a doença que vai me matar, sempre falo isso”.
A luta contra o câncer é um processo contínuo e precisa do apoio de amigos e familiares, o processo desgasta o paciente e as pessoas próximas, mas não o fim da linha, muitos pacientes conseguem superar esta barreira, e o apoio de projetos como o da ONG Vilma Kano, fazem toda a diferença.
A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Contos e mitos indígenas brasileiros!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Comentários (0)