cover
Tocando Agora:

Brasil registra menor nível de pobreza desde 2012, aponta IBGE

O IBGE a Síntese de Indicadores Sociais 2024, revelando que, em 2023, o percentual de brasileiros abaixo da linha da pobreza caiu de 31,6% para 27,4%. Isso significa que 8,7 milhões de pessoas saíram da pobreza em apenas um ano!

Brasil registra menor nível de pobreza desde 2012, aponta IBGE
Brasil registra menor nível de pobreza desde 2012, aponta IBGE (Foto: Reprodução)

O Brasil alcançou em 2023 o menor nível de pobreza desde 2012, segundo a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2024, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo IBGE. O percentual da população vivendo com rendimento domiciliar abaixo da linha de pobreza caiu de 31,6% em 2022 para 27,4% em 2023, tirando 8,7 milhões de pessoas dessa condição em apenas um ano.
A extrema pobreza também apresentou queda significativa, de 5,9% para 4,4%, com 3,1 milhões de brasileiros saindo dessa situação. O estudo destaca que programas sociais foram determinantes: sem essas políticas, a extrema pobreza teria subido para 11,2%, e a pobreza para 32,4%.
Para o advogado Benedito Barbosa, o Dito, coordenador da Central de Movimentos Populares em São Paulo, e da  União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, os dados são um alívio e motivo de esperança. "Ver mais de 8 milhões de pessoas deixando a pobreza extrema é muito significativo. Durante o governo Bolsonaro, o Brasil voltou ao Mapa da Fome, com mais de 30 milhões de pessoas nessa situação. Hoje, estamos revertendo esse cenário, reduzindo desigualdades e retirando a população de condições alarmantes. É um avanço importante e animador para o país", celebrou a liderança social.
Além de apresentar indicadores sobre pobreza, o levantamento do IBGE também inclui dados sobre mercado de trabalho, condições de saúde, moradia e educação, com análises detalhadas por regiões, estados e cidades. Entre as novidades desta edição, destacam-se os recortes sobre estratos geográficos e as condições de moradia relacionadas à pobreza monetária.
Os avanços ressaltam a importância da continuidade de políticas públicas voltadas para a redução da pobreza e a promoção de igualdade social, reforçando o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente a erradicação da pobreza.

Nahama Nunes –  para a Centra de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo

Comentários (0)