Fim da checagem de informação nas redes sociais traz riscos à democracia
No início deste mês, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou o fim da checagem de informações no Facebook e no Instagram nos Estados Unidos.
No início deste mês, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou o fim da checagem de informações no Facebook e no Instagram nos Estados Unidos. Segundo ele, a medida visa promover a liberdade de expressão nas plataformas. No entanto, o sociólogo e professor Sérgio Amadeu alerta que essa decisão pode representar um grave risco para a democracia.
Para Amadeu, a desregulamentação favorece a disseminação de discursos prejudiciais, permitindo que conteúdos baseados em mentiras e descontextualizações sejam amplificados sem restrições. Ele critica a lógica de liberdade defendida por Zuckerberg e líderes da extrema-direita, como Elon Musk e Donald Trump.
"O Zuckerberg e a extrema-direita querem aplicar o conceito de liberdade sem controle, o que é perigoso para a democracia. Ele quer que qualquer discurso seja impulsionado, permitindo que seu autor gaste muito dinheiro para alcançar muitas pessoas, não importa os efeitos tóxicos que isso possa causar. A ideia deles de liberdade é a liberdade de quem tem poder," afirmou Amadeu.
O sociólogo destaca que, ao eliminar a checagem de informações, as plataformas reforçam práticas que lucram com a ingenuidade dos usuários, sem se preocupar com os impactos sociais.
"Essas empresas nunca tiveram interesse em conter práticas tóxicas. O que dá dinheiro para seus acionistas serve. Essas plataformas ganham muito dinheiro aproveitando a ingenuidade das pessoas. É lamentável," completou.
Amadeu reforça que a sociedade precisa estar atenta aos riscos dessa desregulamentação, que pode comprometer o debate público e os pilares democráticos. Enquanto essas plataformas priorizam o lucro, cabe à sociedade encontrar formas de mitigar os impactos negativos e proteger a democracia.
A Central de Notícias da Rádio Jaraguá é uma iniciativa do Projeto “Temporal: uma ameaça aos povos originários do Brasil”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comentários (0)