cover
Tocando Agora:

Prevenção ao suicídio: um desafio de todos nós !

Central de Noticias

Prevenção ao suicídio: um desafio de todos nós !
Prevenção ao suicídio: um desafio de todos nós ! (Foto: Reprodução)

Prevenção ao suicídio: um desafio de todos nós! 

Dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, apontam que cerca de 700 mil pessoas dão fim à própria vida no mundo a cada ano. No Brasil, organizações locais afirmam que todos os dias 32 pessoas se suicidam, o que significa uma morte a cada 45 minutos.


Por se tratar de assunto tão complexo e delicado pela sua repercussão humana, o debate em torno do suicídio por muitos anos foi encarado como um tabu, a OMS defende que devemos, sim, falar sobre suicídio. Desde que esse debate seja feito de forma correta, sem transformar em herói quem tirou a própria vida, e, no caso da mídia, sem jamais divulgar técnicas ou meios utilizados.


Todos os anos mais pessoas morrem por suicídio no mundo do que por HIV, malária ou câncer de mama – ou vitimadas por guerras e homicídios. Por essa razão, o suicídio – ou a sua prevenção – é considerado uma questão de saúde pública.


Com o objetivo de prevenir violências autoprovocadas, o Instituto de Pesquisa Prevenção e Estudos em Suicídio, o IPPES, oferece cursos nas áreas de segurança pública e educação. A socióloga Dayse Miranda, presidenta do IPPES, explica como esse trabalho vem sendo realizado com professores e alunos de todo o país.


“O Programa Escola que Previne foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Por conta da evasão escolar, foi identificado o despreparo dos professores quando o assunto é a prevenção do suicídio. A partir disso, desenvolvermos uma metodologia baseada em uma comunicação assertiva. O aluno que está em sofrimento é encaminhado para um grupo de apoio chamado Pode Chegar. Neste contexto, ele escuta a história de outro colega e passa a repensar a sua. Esse trabalho é feito semanalmente. Quando o aluno se recupera, ele passa a ser multiplicador de prevenção das violências autoprovocadas”, disse.


O curso do Instituto de Pesquisa Prevenção e Estudos em Suicídio acontece de forma on-line, ao vivo, pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas no site https://ippesbrasil.com.br/capacitacao.


A Central de Notícias da Rádio Jaraguá-LBR é uma iniciativa do Projeto Não se Cale!. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comentários (0)